Você está aqui: Página Inicial / E com a palavra / A Festa da União é a aura da USE LAPA

A Festa da União é a aura da USE LAPA

Osmar Fantinato e Ronaldo Lopes

"...é claramente compreensível que todas as agregações celulares emitam radiações e que essas radiações se articulem, através de sinergias funcionais, a se constituírem de recursos que podemos nomear por "tecidos de força", em torno dos corpos que as exteriorizam. Todos os seres vivos, por isso, dos mais rudimentares aos mais complexos, se revestem de um halo energético que lhes corresponde a natureza. No homem contudo, semelhante projeção surge profundamente enriquecida e modificada pelos fatores do pensamento contínuo"
(André Luiz, em "Evolução em Dois Mundos", cap.XVII)

Às vezes é preciso recorrer a André Luiz para se ter a exata dimensão de fatos e aspectos que envolvem a natureza humana. O texto acima, retirado de uma obra decididamente reveladora e não menos de difícil leitura e compreensão, serve perfeitamente para simbolizarmos o efeito de reverberação que, ao longo desses últimos 5 anos, a realização da Festa da União tem promovido ao redor da USE LAPA.

Como deixar passar em brancas nuvens os resultados concretos da Festa da União, edição 2014? Primeiro de tudo, desconhecemos a existência de outro evento semelhante, que se propõe a servir de palco de confraternização e de integração para os espíritas de nossa região e que congregue, em uma tarde de domingo, cerca de 700 pessoas, oriundas de 13 Casas diferentes.

Adicionalmente, a turma que responde pela organização, e que planejou incansavelmente to-dos-os-mí-ni-mos-de-ta-lhes do evento, atingiu uma performance tal de desempenho, que ao final da Festa rasgados elogios foram recebidos da maioria dos participantes. Pudera! O segredo está nas reuniões efetuadas no período de abril a setembro, coordenando-se um exército de quase 35 pessoas, sob a compasso de um check-list quase que perfeito, construído à luz da experiência dos anos passados, envolvendo mil tarefas a serem realizadas por pessoas absolutamente adoráveis e que se comprometeram com sua realização. A integração foi tamanha que, com muito humor, já deram até a ideia da fundação de um insuspeito Centro Espírita Festa da União, pois a impressão que fica é que todos os membros que trabalharam na organização pertenciam à mesma Casa.

Mais um feito dessa turma, digno de registro, já que vivemos numa sociedade global onde impera o aparelho celular, foi a criação inovadora em nosso meio, de um grupo interno do Whatsapp. Recorde absoluto! A Festa da União terminou, mas o grupo continua vigorando, do bom dia coletivo todas as manhãs, até as trocas de informação entre as Casas, num absoluto domínio da fraternidade, respeito e paixão em trabalhar pela causa espírita.

A Festa da União acabou assim por se transformar, de forma definitiva, numa realização conjunta onde existe articulação de radiações, tecidos de força, halo energético e pensamento contínuo, tudo aquilo que André Luiz usou para exprimir o significado técnico da aura. Por esse motivo é que afirmamos, sem medo de errar, que a Festa da União é a aura da USE LAPA! Aos que gostam de pesquisar, vejam também como reforço a essa tese o que Zalmino Zimmermann fala sobre aura coletiva em seu "Compêndio de Espiritismo", cap.IV.pág.65.

USE LAPA Gestão 2015-2018

A USE LAPA se compõe de uma Diretoria e de um Conselho, aquela subordinada às decisões finais deste último. As Casas adesas à USE LAPA sugerem, a cada 3 anos, nomes para a composição destes dois órgãos.

Em um sonho recente, imaginamos que, como em um passe de mágica, as casas que congregam a Festa da União nomeassem, junto à USE LAPA, como seus lídimos representantes, aquelas mesmas pessoas citadas, que trabalharam na última Festa da União, para se distribuírem entre a Diretoria e o Conselho que será eleito em Março de 2015.

Melhor representação, maior integração, impossível. A USE LAPA seria a partir daí o produto da reverberação fabulosa do halo luminoso da aura coletiva gerada pelo sucesso da Festa da União.

Aí sim, nosso slogan se transformaria mais facilmente em realidade:

"USE LAPA, estreitando ainda mais, quem já está perto!"

Texto elaborado por Osmar Fantinato e Ronaldo Lopes, presidente e vice presidente da USE Distrital Lapa.

Ações do documento