Você está aqui: Página Inicial / Quem Somos

Quem Somos

Quem é a UseLapa

USE DISTRITAL LAPA - Órgão da USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, Entidade Coordenadora e Representativa do Movimento Espírita Estadual no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira.

Fundada em 5 de junho de 1947 no Primeiro Congresso Espírita Estadual de São Paulo, a USE surgiu a partir do objetivo comum de quatro entidades federativas que se destacavam na capital: Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, União Federativa Espírita Paulista, Federação Espírita do Estado de São Paulo e Liga Espírita do Estado de São Paulo.

Juntas, trabalharam para a criação de uma entidade permanente, oficial e com personalidade jurídica de unificação - a União Social Espírita. Porém, com o objetivo de cumprir a idéia proposta, o nome foi alterado para USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Conforme seus Estatutos, é constituída por uma Diretoria Executiva e por Conselho Estadual de São Paulo e Conselhos Regionais, Distritais (na capital) e Municipais.

Tem como órgão soberano a Assembléia Geral Estadual. A USE é a entidade representativa do Espiritismo no Estado de São Paulo, junto ao Conselho Federativo Espírita Nacional na FEB (Federação Espírita Brasileira), com sede em Brasília.

Objetivo

Unir as Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, promover a divulgação da Doutrina Espírita no seu tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso esses são os principais objetivos da USE.

A realização dessa proposta acontece por meio de reuniões com os representantes das casas espíritas, de forma a possibilitar a troca de experiências. Promover também cursos, encontros e seminários específicos nas áreas de doutrina, evangelização, juventude, educadores, arte, comunicação, assistência social, entre outros.

A USE não é um grande centro espírita, mas a somatória dos centros espíritas do Estado de São Paulo. Somos aproximadamente 1.300 Sociedades no Estado.
A USE DISTRITAL da Lapa abrange os distritos da Lapa e Perdizes e todos seus sub-distritos.

É formada hoje por 25 Sociedades Espíritas cadastradas, que vem trabalhando, não somente na divulgação e prática do Espiritismo, como também na assistência social, atendendo a mais de mil crianças em idade escolar por meio de creches e núcleos sócio-educativos. Oferecem também assistência a centenas de famílias carentes e gestantes, propiciando-lhes, além da cesta básica, orientação sobre higiene e saúde com palestras sócio-educativas, atendimento aos dependentes químicos, assistência aos moradores de rua, assistências psicológica, odontológica, jurídica, oficinas profissionalizantes (costura, artesanato, culinária, padaria, barbeiro, cabeleireiro, informática, auxiliar de escritório, telemarketing, entre outros), envolvendo mais de mil voluntários que atuam ensinando, apoiando e orientado pessoas necessitadas.

Proposta

A USE se propõe a, além da divulgação dos princípios doutrinários, realizar uma ação social e comunitária que permita apoiar a comunidade na qual está inserida, em seu crescimento e na qualidade de vida de seus membros. Para tanto está aberta ao intercâmbio com todas as instituições, objetivando o espírito de cooperação e trocas de experiências que permitam melhor assistir a comunidade.

Ações do documento