Você está aqui: Página Inicial / Sinopses de Eventos / Gestão de voluntários: retrato falado

Gestão de voluntários: retrato falado

Evento:  3º Encontro do Departamento Assistencial

Resumo_Gestao Voluntarios Retrato Falado_150511_ed01

Tema :” Gestão de Voluntários: Retrato falado”

Local : SEEL

Data:15/05/2011

Qualquer evento que aborde a temática do voluntariado, por si só, ganha notoriedade quando os envolvidos são entidades beneficentes, que tem suas atividades realizadas, em sua maioria, por mão de obra voluntária. Não é por outro motivo que em  3 encontros recentes promovidos pela USE LAPA ,realizados entre agosto e dezembro de 2010, este assunto sempre acabou por  fazer parte da pauta, de forma planejada ou não.

image7.jpegHouve por bem portanto, o Departamento Assistencial da USE LAPA ,explorar nesse seu 3º encontro os detalhes embutidos na  tarefa árdua  e contínua, que se esconde na função de coordenar o trabalho de equipes diversas de voluntários dentro de uma casa espírita, cada um deles com suas características e perfis os mais diversos possíveis .

A apresentação deste tema esteve a cargo de Ronaldo Lopes ,vice-presidente da USE LAPA, que escolheu propositadamente como título de sua palestra    ” Gestão de Voluntários: Retrato falado”, querendo com isso enfatizar a dificuldade de se descobrir alguém que saiba como e que tenha disponibilidade de tempo para atuar como coordenador de voluntários.

Para tornar atrativa sua apresentação , Ronaldo serviu-se de sua experiência , por ele acumulada no Centro de Educação Infantil Batuíra, entre 2003 a 2006, além de utilizar como receita de bolo, o roteiro de organização publicado pelo CVSP-Centro de Voluntariado de São Paulo em seu site (acesse www.voluntariado.org.br), a saber:

Em seu discurso Ronaldo faz um paralelo das dificuldades para a implementação destes 10 passos anteriormente  descritos, com uma travessia marítima da época das caravelas, que tinha data marcada para a largada mas cujo sucesso não poderia ser garantido, sem saber por exemplo em que portos arribariam, ou se enfim chegar-se-ia à meta final  na data prevista e com quantos a bordo.

Logo de início Ronaldo fez um resumo dos pontos dos 3 eventos anteriores ,que abordavam a temática do voluntariado e ,por meio de papeletas adesivas, colou-as no banner feito para a ocasião. Ao longo do evento ele pediu então aos presentes que se utilizassem da mesma metodologia para trazer à tona problemas por eles vivenciados em suas casas, ou pontos de vista específicos sobre gestão de voluntários. Através dessa dinâmica puderam ser coletados  mais de 20 pontos que servirão como matéria prima para se continuar com a discussão nos encontros futuros.

Gestão de VoluntáriosO palestrante deu muita atenção ao fato que os voluntários são pessoas distintas, com perfis característicos únicos ,pessoas com muita prática trabalhando ao lado de novatos, focos distintos de atuação, doutrinário, assistencial, saúde, educação, etc. ,toda essa diversidade  requer do gestor atitudes de compreensão e perseverança.

Igualmente, Ronaldo introduziu os conceitos de Governança, Sustentabilidade ,informando adicionalmente que esses vocábulos , trazidos das experiências empresariais, não devem assustar a ninguém, pois eles simplesmente traduzem técnicas de  gestão que levam à melhoria contínua das organizações.

À medida que ele avançava nos 10 passos do roteiro do CVSP, ele ia em paralelo mostrando documentos e modelos de formulários utilizados no CEI Batuíra como ilustração prática .Principalmente, ao abordar os 2 últimos temas, Capacitação ,Integração & Oportunidades de Melhoria, ele pode se estender mostrando exemplos de reuniões que levam naturalmente a esses objetivos, porém utilizando-se da criatividade para vincular os voluntários em suas atividades, comprometendo-se com a casa em que trabalham.

Para mais detalhes, veja os slides da apresentação completa aqui.

 

 

Ações do documento